Envíenos su nota, opinión o información al correo: delpueblo.prensa@gmail.com
América Bolivariana.... un espacio de la Agencia de Noticias Prensa del Pueblo que recorre los medios de comunicación de nuestra América para alzar la voz del pueblo que se organiza y lucha....

viernes, 8 de marzo de 2019

BRASIL: DIA INTERNACIONAL DE LUTA DA MULHER

(PT).- Dia Internacional de Luta da Mulher - Clipe Elas Por Elas



Declaração Internacional da Marcha Mundial das Mulheres para o 8 de março

Em todas as regiões do mundo, nós, mulheres, estamos nas ruas celebrando a força coletiva que construímos com nossa organização. Estar em movimento nos faz recuperar nossas vozes e memórias silenciadas.

Nossa ação coletiva tem questionado o patriarcado, desnaturalizado a violência sobre nossos corpos e exigido o reconhecimento de nosso trabalho e de todas as nossas contribuições à economia e ao conjunto da sociedade. A força da luta das mulheres está presente ao longo da história e em nosso cotidiano. Tem como marca a rebeldia e os sonhos: rebeldia diante da injustiça e da dominação; sonhos de liberdade, igualdade, justiça, harmonia entre os seres humanos e com a natureza.
A Marcha Mundial das Mulheres é parte desse grande movimento. Somos mulheres diversas, de todos os povos, de diferentes culturas e identidades e nos construímos como movimento internacional em luta para mudar o mundo e mudar a vida das mulheres. Afirmamos que os processos de acumulação do capital são inconciliáveis com a sustentabilidade da vida. Nossa resposta, como organização plural e diversa, precisa ser cada dia mais potente, massiva e popular rumo à construção de uma economia para a vida.
A expansão do feminismo e sua renovação geracional convoca todas nós a seguir em resistência e em luta, a defender a igualdade, a diversidade e a dissidência sexual, e afirmar a solidariedade e a radicalidade feminista. Seguimos fortalecendo a auto-organização das mulheres e vemos o feminismo como estratégia nas lutas contra o capitalismo racista, colonialista e patriarcal. Deste modo, impulsionamos formas mais democráticas e horizontais de construir um poder popular.
O crescimento das lutas feministas enfrenta a reação patriarcal. Afrontamos o conservadorismo que renova sua ofensiva de controle do corpo e a sexualidade. Afrontamos as forças neoliberais que reduzem reivindicações potentes e antissistêmicas a discursos de comportamento harmônicos com o mercado. Afirmamos a centralidade do trabalho para a sustentabilidade da vida, e a partir aí construímos um feminismo antissistêmico.
Neste 8 de março, estaremos mobilizadas para denunciar as políticas de austeridade que marcam a realidade de muitos países desde a última década. Uma vez mais, denunciamos que as políticas neoliberais só se sustentam com o trabalho das mulheres, que amortece os efeitos da redução dos salários e dos investimentos públicos em direitos e serviços. Tais políticas resultaram em mais pobreza e precarização da vida da classe trabalhadora, mais violência contra as mulheres e em aumento do racismo e da xenofobia. Dizemos: não às vidas precárias!
Hoje, traços fascistas são parte de governos e do ascenso da ultra-direita em muitas sociedades, nas quais se intensifica o uso da guerra, da militarização, da criminalização e da perseguição de lideranças. As forças de direita, que convergem apesar das diferentes expressões do neoliberalismo e do conservadorismo, atacam a democracia em sua forma e conteúdo. Com violência, tiram da frente tudo o que possa gerar obstáculos a suas ganâncias. As grandes corporações transnacionais atuam com cada vez mais poder e impunidade, pressionam por acordos comerciais e de investimento que abrem mais caminho para violações e controle dos territórios, destruindo a natureza e expulsando os povos dos lugares onde sempre viveram. Neste contexto, está cada vez mais nítida a contradição que existe entre os processos que garantem o lucro das transnacionais e as dinâmicas de sustentabilidade da vida. Por isso, coloquemos as vidas no centro!
Desde o feminismo, nos mobilizamos contra o colonialismo, o racismo e a reação heteropatriarcal, que se articulam e se expressam no aumento da violência. A violência ordena este modelo de dominação e, por isso, para superá-la, é necessário mais que mudanças no âmbito da legislação. A força das mulheres de todas as partes do mundo, com seus corpos e vozes, denuncia o assédio e o feminicídio e planteia a centralidade do enfrentamento à violência em todas as suas dimensões como parte das lutas antissistêmicas.
O momento exige a intensificação de nossas resistências feministas e populares, o fortalecimento de nossas alianças, e a construção permanente de um movimento mundial como estratégia para confrontar a força desse sistema de dominação que aprofunda seu caráter imperialista.
Nós mulheres dizemos não às guerras e à intervenção dos Estados Unidos e seus aliados nos países. As experiências ao redor do mundo tem sido nefastas, porque atacam a soberania e a vida dos povos. Acolhemos as pessoas que foram expulsas de seus territórios por causa das guerras e políticas econômicas desastrosas e apelamos aos Estados que façam o mesmo. Denunciamos a forma como o capitalismo racista, colonialista e patriarcal se beneficia ao manter em situação de precariedade estas mulheres migrantes, se apropriando de seu trabalho, suas vidas e seus corpos.
Nos solidarizamos com todos os povos que seguem em luta defendendo sua soberania. Neste momento em particular, nos solidarizamos com o povo venezuelano, que defende a legitimidade de seu governo, suas políticas de distribuição de renda e serviços públicos e de afirmação da soberania popular.
A Marcha Mundial das Mulheres está mobilizada, construindo respostas e alternativas, defendendo e construindo a soberania alimentar e os bens comuns, fortalecendo o campo popular e antissistêmico no feminismo. No campo e na cidade, nos mobilizamos neste 8 de março, e seguimos na construção de um processo de organização permanente e irreversível, um movimento baseado na solidariedade e em ações comuns. Estamos em marcha e nos preparamos para a 5ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, que acontecerá em 2020 sob o lema “Resistimos para viver, marchamos para transformar!”